Boxe da Família Hung

Blog sobre Hung Gar e Kung Fu!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Os taolus funcionam? - Parte 3

Formas e Combate

É importante notar que o mestre Xiao é um lutador bem como um homem de formas. Ele treinou extensivamente em Kuai Shuai (literalmente "quedas rápidas" ), um estilo de arremesso de Baoding na província de Hebei, semelhante ao judo ou Shuai Jiao (摔角). Ele também está envolvido com Sanda (散打) e já treinou vários lutadores campeões Sanda, bem como fez uma série 6-DVD's sobre esse esporte na China. Também é importante notar que apesar do sucesso do Xiao em Sanda, ele permanece crítico a ele, centralizando essa crítica quanto a falta de prática de formas. "Atletas Sanda não em geral não sabem taolu. Você não pode chamar de "artes marciais chinesas. 'Sanda é apenas luta."



É uma afirmação ousada, mas que ele faz pensando na história de competições de artes marciais chinesas. "No torneio de Nanjing de 1927, havia mais de seiscentos concorrentes. Cada concorrente competiu pela primeira vez com um taolu e depois no leitai (o ringue elevado onde os duelos foram travados 擂台). Agora essas modalidades são separadas, mas naquela época o taolu era categoria para qualificação e assim estar autorizado a competir no leitai. Em 1928, a competição de Hangzhou utilizou um procedimento semelhante. Nos círculos Minjian, as lutas eram chamadas de qiangshou (mão lança 枪手). Na década de 1920, houve muitas trocas usando qiangshou. Mas em 1949, a República Popular da China separou taolu do Sanda, agora, muitos professores ensinam apenas um ou o outro. Haviam três modos diferentes de ensino: taolu, Sanda, e taolu e Sanda combinados. Agora há um quarto modo: Wanquan (jogar o punho ). Seriam apenas os movimentos, sem luta. Muitos desses professores nunca lutaram. É bonito, porém inútil, mas é bom para os estudiosos. E agora, há ainda um quinto modo - dashou (Mão batida 打手), apenas luta.




"Em 1956, a República Popular da China começou a recuperar as artes marciais com a competição de taolus. Em 1981, as competições Sanda iniciaram novamente. Apenas os praticantes “Minjian” continuaram lutando o tempo todo. Hoje as competições de Sanda e taolu, assim como seus atletas são separados, agora, com o nandu, os competidores de Taolu serão obrigados a serem maiores, mais rápidos e mais flexíveis. Não há nenhuma raiz de combate nessa prática e isso prejudica o corpo. Os atletas de nandu profissionais só estão ativos até os trinta anos na melhor das hipóteses. Não há benefícios para a saúde de longa duração, nem mesmo no Taijiquan competitivo. Não há filosofia interna.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Recent Posts

Unordered List

Text Widget

Sample Text

Praticante de Hung Gar Kung Fu

To get the latest update of me and my works

>> <<